terça-feira, 4 de maio de 2010

Quais as Chances da Marina Silva?

Por: Stephen Kanitz
A Marina Silva vai crescer, e muito.  Existe até uma remota chance da Marina ir para o segundo turno. Como ?
Marina Silva tem uma qualidade que Lula tem, e que Dilma e Serra não tem.
Marina Silva tem a cara do povo, e o povo brasileiro gostou da ideia de ter alguém com sua cara no poder.
Um filho de italiano, ou filha de búlgara, ou filho de classe média que frequentou a USP, pode não ser mais um atrativo para a eleição.Quanto mais ela for sendo conhecida mais sua candidatura poderá melhorar.
Com a saída de Ciro Gomes, ela passa de 8% para provavelmente 14%, e precisa de mais 10% para chegar a 24%, e a como ela rouba votos da Dilma, esta cairia para digamos 28%.
Aí  Marina se torna uma possível candidata para o segundo turno e muda totalmente de figura. De uma candidata para 2014, ela passa a ser uma possibilidade para 2010.Aí vem alianças e jogos políticos.
De onde viriam estes 10% adicionais ?  Marina Silva é extremamente influente entre os evangélicos, e estes votos só irão aparecer nos últimos 4 domingos antes das eleições.
Além de religiosa é bem casada, dois pontos que não ficarão despercebidos pela mulher brasileira.
Esta história que mulher não vota em mulher é um insulto às mulheres. Depende da mulher. m
Embora ela não tem espaço de TV, ela poderá ser uma surpresa nos debates, porque tem carisma. Aliás, ela só será realmente conhecida nos debates.
Se a Dilma dizer uma bobagem como o Ciro Gomes, ou Gordon Brown, uma ENORME possibilidade, Dilma poderá cair para digamos 28% e Marina subir para 22%.
Aí Edir Macedo poderia até ser o fiel da balança, se quisesse. Já mostrou sua força agregando 8 milhões de fiéis no dia D.  Escrevo isto só para mostrar um cenário onde a Marina poderia ir para o segundo turno.
Mas há uma lógica religiosa.  A eleição em vez de ser polarizada entre esquerda-e direita, como quer Lula, Edir e Marina poderiam dar um outro tom a esta eleição, um tom mais humanista.
Cristãos x materialistas economicistas, como é em parte nos Estados Unidos.
Sustentabilidade ou idolatria do "crescimento do PIB" e  do queremos mais.
Não se esqueçam que Fernando Henrique perdeu uma eleição em São Paulo por não admitir a existência do Deus católico, e somente a "uma força superior".
Uma eleição humanista, com valores éticos que a Marina poderia muito bem espelhar, seria um trunfo para a melhoria de imagem que a Igreja Universal precisa.
Edir pode usar também este momento para fazer as pazes com os evangélicos, e mostrar a importância de termos um inicio de teocracia no Brasil, mais do que um governo dominado pelo materialismo, que será o mote da Campanha da Fraternidade este ano da Igreja Católica.
Outro trunfo da Marina Silva é que ela parece ter cativado os administradores do país, e não somente isto,  a melhor vertente da administração, a chamada Socialmente Responsável. Isto lhe dá 2 milhões de votos diretos, mais 10 de agregados, e uma base bem maior de sustentação. De pessoas que agem e decidem. 
Ela tem todo o apoio do Instituto Ethos, e dos principais líderes do movimento de Administração Socialmente Responsável deste país.O Instituto Ethos, da qual fui um dos fundadores, tem mais de 300 empresas associadas, comprometidas com a ética e sustentabilidade, razão da afinidade com Marina.
E a Marina foi a única que percebeu o potencial deste grupo. São mais de 10.000 executivos influentes e aposentados, que estão disposto a ir para o governo por 2 anos, e implantar os métodos de eficiência que falta para fazer o governo finalmente funcionar.
São executivos já bem sucedidos, com cabelos brancos, e não jovens inexperientes que saem depois do governo para trabalhar num grande banco brasileiro com salário milionário.
São Executivos que não querem ficar mais ricos, mas somente contribuir com o que sabem. 
ISTO MUDARIA O BRASIL!

Fonte: http://blog.kanitz.com.br/2010/05/quais-as-chances-da-marina-silva.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...