segunda-feira, 2 de novembro de 2009

FENATA - FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO






A Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, tem realizado, desde 1973, o Festival Nacional de Teatro - FENATA. Esse evento tem ocorrido de forma ininterrupta desde então, caracterizando-se como um dos mais antigos festivais de teatro do país. Historicamente, tem congregado representantes de diversos estados da federação, com grupos participando em categorias competitivas e não-competitivas.

O primeiro FENATA aconteceu no período de 03 a 10 de novembro de 1973 nas dependências do Auditório da Reitoria, sendo que no dia 07 de novembro o reitor Álvaro Augusto da Cunha Rocha noticiou, perante o público que lotava o Auditório, o reconhecimento da instituição como Universidade, pelo Conselho Federal de Educação, e disse que de certo modo “A Universidade Estadual de Ponta Grossa nascia, institucionalmente, sob o signo do Teatro”.

Desde então o Festival ocorre no mês de novembro, fazendo parte do calendário de atividades da Divisão de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade, atingindo não apenas a cidade de Ponta Grossa, mas também municípios de toda a região dos Campos Gerais e grupos de todo o Brasil.

Em seu histórico o FENATA conta com a participação de mais de 700 grupos de teatro de várias regiões do país e nomes como Paschoal Carlos Magno, criador do Teatro do Estudante Brasileiro, Henriette Morineau, Bibi Ferreira, Grande Otelo, Lucélia Santos, Ary Fontoura, Paulo Autran, Humberto Magnani, Rosamaria Murtinho e Luiz Fernando Guimarães. Também
contribuiu na revelação de nomes como Ulysses Cruz, Cássia Kiss, Jorge Fernando, Marcos Winter, João Falcão e Licurgo Spínola, promovendo, dessa forma, um intercâmbio cultural de grande impacto para a região e seus participantes. O FENATA tem como objetivo, além de promover o debate sobre o fazer artístico, por meio da reunião de grupos de teatro de vários estados do país, propiciar os elementos para a formação de um público para o teatro. Esse objetivo tem sido um ponto importante nas edições do evento. Para tanto, as apresentações voltadas para o público infantil são realizadas com entrada franca, onde as escolas da rede municipal, estadual e escolas particulares são convidadas a levar os alunos com a presença agendada.


Além das apresentações em Teatro, desde o ano de 2003 o FENATA tem realizado várias apresentações especiais, como por exemplo na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); Hospital da Criança; Grupo Sentinela, do Departamento da Criança e Adolescente da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa; grupos do Serviço de Obras Sociais e AABB; CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil); Recanto Mamãe Dolores; APACD (Associação Pontagrossense de Assistência à Criança com Deficiência); APROAUT (Associação de Proteção ao Autista); entre outras instituições, onde portadores de necessidades especiais e carentes tem a oportunidade de assistir a espetáculos de qualidade, dando continuidade, assim, a um trabalho iniciado no 31º FENATA, pelo Grupo Teatral de 4 no Ato, da cidade do Rio de Janeiro - RJ.

Também são realizadas mostras paralelas com grupos teatrais da melhor idade, incluindo apresentações em outras cidades da região dos Campos Gerais, bem como uma mostra alternativa, com grupos de teatro da cidade de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais, que participam do Festival Regional, promovido pela Secretaria Municipal de Cultural de Ponta Grossa. Estes espetáculos levam o teatro a espaços de empresas, salões paroquiais, presídios, biblioteca municipal (no prédio da antiga estação), além de espaços culturais como o Auditório da Reitoria, espaço Chic-Chic do SESC e Teatro do SESI.

O FENATA conta também com espetáculos de rua, que são realizados no Parque Ambiental, no Calçadão e também em outros espaços, dependendo inclusive, das condições climáticas, o que por vezes faz com que essas atividades se realizem em espaços como o pátio da Universidade ou de escolas municipais e estaduais.

O público adulto tem prestigiado o evento na categoria espetáculos para adultos. Esta categoria era realizada no Auditório da Reitoria até o ano de 2005, com espaço para 350 espectadores sentados. A partir do ano de 2006 as apresentações passaram a ser realizadas no Cine Teatro Ópera, espaço para 698 espectadores sentados, sendo que essa capacidade permitiu uma maior expansão do evento com aumento de público.

Assim, o FENATA vem atingindo seus principais objetivos, incentivando a criatividade artística e proporcionando o espaço para que novos talentos possam apresentar seus trabalhos e contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das artes cênicas.

Com a oportunidade de convidar profissionais de expressão nacional para compor o júri, tanto quanto para promover palestras e oficinas, pode-se providenciar uma perfeita integração entre o saber estabelecido e profissional, com grupos e artistas em fase de formação prática, provocando assim um fortalecimento das linguagens e o debate sobre o fazer artístico nacional.

Dessa forma, o FENATA pretende manter seu ideal de incentivar a criatividade artística de cada participante por meio do exercício e da prática da arte cênica e das artes correlatas a esta, bem como de democratizar o acesso a apresentações teatrais em toda a região dos Campos Gerais do Paraná. Neste sentido, para o crescimento e o aperfeiçoamento da organização estrutural do Festival necessita apresentar-se, a cada ano, melhor.

Para 2009, as novidades estão voltadas para o público que freqüenta a noite pontagrossense e para grupos com montagens de espetáculos para espaços alternativos, com a criação do projeto piloto, na mostra não competitiva, de uma categoria “Espaço Alternativo”, a se realizar no Empório Avenida, com início previsto para às 23h, proporcionando aos artistas a possibilidade de apresentações nos formatos arena, semi-arena, corredor, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...