quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Temperatura sobe a 400ºC em região da Jordânia

Sobre a notícia abaixo, divulgada em toda imprensa brasileira através dos principais jornais do país:

Na verdade foram 452º F, e não Celsius. A notícia foi passada de forma errada e gerou sensacionalismo. Sendo assim, a temperatura real de 180º C, aproximadamente. Provavelmente causada por radioatividade, como escrito na própria notícia.


Temperatura sobe a 400ºC em região da Jordânia

 

Amã, 7 out (EFE).- As autoridades jordanianas investigam a partir de hoje o que motivou um repentino aumento da temperatura para 400ºC em um local próximo a Amã, informaram fontes oficiais.

O fenômeno ocorreu nesta terça-feira em uma área de quase dois mil metros quadrados na província de Balqa, 15 quilômetros ao oeste de Amã, segundo o governador da província, Abdul Khalil Sleimat.
"O fenômeno foi descoberto por acaso quando ovelhas entraram no terreno enquanto estavam pastando", disse o governador.
Sleimat contou que, de acordo com os pastores que cuidavam das ovelhas, os animais "foram completamente queimados e desapareceram".
As autoridades isolaram a área e retiraram os moradores do local, acrescentou o governador.
O Governo jordaniano deixou a investigação do fenômeno a cargo de um painel formado por diversos departamentos e instituições acadêmicas.
O chefe da associação jordaniana de geólogos, Bahjat Adwan, descartou a presença de qualquer atividade sísmica ou vulcânica na área.
O diretor do Conselho de Recursos Naturais da Jordânia, Maher Hijazin, informou que certos materiais orgânicos podem ter se juntado e reagido sob a superfície, gerando o inusitado aumento de temperatura.
Hijazin também destacou que há uma rede de água e esgoto que lança seus resíduos na região.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...